domingo, janeiro 30, 2011

Favoritos

Hoje, 30 de janeiro, comemora-se o dia do Quadrinho Nacional.

A razão da data é a publicação de Nhô-Quim, primeira "tira em quadrinhos" brasileira (ou algo bem próximo disso) no jornal Vida Fluminense em 1869. Nhô-Quim foi criação do artista Angelo Agostini.

Daí decidi fazer aqui uma lista dos meus top-five webcomics nacionais:


O Diário de Virgínia

Feita pela designer Cátia Ana, O Diário de Virgínia já ganhou elogios de Scott McCloud, autor dos mais badalados livros sobre liguagem dos quadrinhos: Desvendando os Quadrinhos e Desenhando os Quadrinhos. As histórias criadas por Cátia Ana exploram as possibilidades da web e usam e abusam de barras de rolagem e links. O resultado é muito bonito e embala os delicados textos e desenhos da autora.


Punny Parker

A ideia de Vitor Cafaggi era criar uma tirinha sobre a infância de Peter Parker, que, se você não sabe, é o sujeito que vira o Homem-Aranha. São tirinhas publicadas semanalmente, que vão muito além das referências nerds, sempre explicadas por Cafaggi em um texto complementar. Tem muito de Calvin & Haroldo e da turma do Snoopy nessas histórias, que tem um humor leve e um bocado de poesia sobre infância e amor. Ah, e o desenho de Cafaggi é muito bonito. Super-recomendo.


Quadrinnhofilia

É um blog que apresenta a produção do quadrinista José Aguiar. Encontramos suas tiras em quadrinhos, como Folheteen e projetos de álbuns, como Ernie Adams, (já publicado na Europa) e o futuro Vigor Mortis Comics. Em Folheteen (que já foi um álbum e agora virou série) a protagonista é a adolescente Malu e suas aventuras e comentários por um quotidiano ordinário, porém muito divertido.


Hellatoons

Eduardo Medeiros coloca um pouco de tudo em seu blog. Tem vídeos de entrevistas e documentários muito bacanas com quadrinistas e artistas, tem cobertura em quadrinhos sobre shows de rock. Meu material favorito são as histórias auto-biográficas do Sopa de Salsicha. O desenho de Medeiros é muito bacana e acho que você não pode deixar de ver essa história do Aquaman.


Manual do Minotauro

Laerte. Precisa dizer mais alguma coisa? Esse é o blog do mestre. Segundo sua última postagem, de 19 de janeiro, o blog passará por uma reforma. Mas por enquaanto está lá e vale a pena dar uma olhada nos trabalhos do homem. Sempre.

Um comentário:

hellatoons disse...

Muito obrigado Liber,
abração!