quarta-feira, outubro 30, 2013

Oi, eu fiz um gibi!


E agora que eu tenho a revista (clique aqui) em mãos, impressa, bonita e cheirosa, eu fico me perguntando: por que não fiz isso antes?

Essa é a resposta:

Eu sempre tive vontade de fazer um quadrinho meu. Acho que praticamente todo mundo que curte quadrinhos já quis produzir seu próprio material. Como diz o Scott McCloud, é tudo muito simples: você só precisa de papel, lápis e talvez uma borracha.

Lógico que esse "muito simples" vai se complicando exponencialmente à medida em que você cogita a possibilidade de realmente publicar um material seu.

No meu caso, existiam três razões que me faziam desistir da ideia de publicar um quadrinho:
  1. Eu não teria como imprimir.
  2. Eu tenho uma preguiça monstruosa.
  3. Eu achava meu material muito fraco.
A questão da impressão foi posta abaixo nos últimos anos. Vi muita gente talentosa se virando pra fazer sua própria tiragem. Eram os tais autores independentes. Vitor Cafaggi, Eduardo Damasceno, Felipe Garrocho, Pedro Franz, Danilo Beyruth, José Aguiar, André Diniz... Muita gente. Conheci esse pessoal todo em eventos como o FIQ e a Gibicon. O processo de impressão ainda é caro, mas não é mais tão inacessível e é possível pagar uma tiragem com uma gráfica decente, se você se planejar. Eu, por exemplo, deixei de fazer umas viagens e apertei um pouco o cinto, pra juntar em dois anos dinheiro o suficiente pra imprimir o meu gibi.

Assim, o primeiro limite caiu por terra. 

Esse foi fácil. O segundo foi mais complicado. 

McCloud estava certo: fazer um gibi é simples. De certo modo. Mas também dá trabalho. Muito trabalho.

Elaboração da história, roteiro e decupagem, criação de personagens, estudos de ambientes, 55 páginas desenhadas a lápis em formato A3, finalizadas com nanquim, digitalizadas, tratadas, balonadas e letreiradas, mais o projeto da edição com elaboração de capa, produção gráfica... Calculo que, se eu tivesse dedicado uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para o desenvolvimento dessa história em quadrinhos, eu teria levado uns quatro meses para finalizá-la.

O fato é que eu não tinha quatro meses pra me dedicar exclusivamente pra ela. Trabalho como professor e comecei o doutorado esse ano. Atividades que, por natureza, ocupam todo o espaço de tempo que encontram. Daí, novamente veio o contato com outros autores. Sujeitos como o Beyruth, que também não têm as melhores condições do mundo pra trabalhar e ainda assim produzem e produzem bem.

No fim, tudo é uma questão de prioridades. Ou de amor mesmo. Deixei de viajar nas férias pra juntar dinheiro pra impressão e também pra trabalhar o máximo possível durante esses dias de "folga". Trabalhei também em fins de semana, de madrugada, em quartos de hotel durante congressos, enfim, sempre que pude.

O combate com a preguiça e a procrastinação é uma coisa que não tem fim, uma briga que eu acho que sempre terei que enfrentar. Afinal, sou um preguiçoso. Tardes ensolaradas e ociosas fazem meus olhos brilharem. Mas terminar páginas de quadrinhos também. E o cheiro de um livro impresso novinho...

Finalmente, o terceiro limite: a falta de confiança e o medo de errar. O fato é que nunca estive satisfeito com o meu próprio trabalho. E provavelmente nunca vou estar. Sempre fiquei esperando o dia em que eu fosse "maduro" pra poder produzir algo, mas esse dia parece que nunca chegava. O que me ajudou muito a superar essa barreira foi meu trabalho como professor. Porque eu leciono desenho e ilustração.

Nas aulas, eu percebia que um dos maiores problemas dos alunos não era a falta de habilidade, mas, muitas vezes, um elevado e paralisante senso de autocrítica. Medo de não conseguir fazer um desenho "direito", medo do que os outros iam achar. E a pessoa não desenhava. De certa forma, acho que eu atuava mais como um "psicólogo" do que como um professor. Eu fazia e refazia os desenhos junto com eles, tentava explicar o processo e valorizar a prática constante, mas o principal era mostrar que desenhar podia ser legal e não um peso. Mostrar que encontrar o próprio traço é uma busca que vale a pena e não é fácil. E que não há motivos pra se sentir vergonha do desenho que se faz porque cada desenho é parte do processo de amadurecimento do profissional. Como dizia Miles Davis: "erros não existem".

Enfim, foram dois alunos que me mostraram que de repente é hora de simplesmente sentar e fazer. Bianca Pinheiro e Francis Ortolan foram meus alunos na pós-graduação de Histórias em Quadrinhos da Opet. Os dois já atuavam com ilustração e a Bianca tinha sido minha aluna ainda na graduação. Na conclusão da pós, o pessoal apresentava uma história em quadrinhos completa. Só tive oportunidade de assistir a apresentação desses dois, mas achei seus trabalhos tão bacanas, tão instigantes, tão lindos. Na verdade, fiquei com os trabalhos dos dois na cabeça. De repente, eu ali, dando aula, e dois dos alunos já tinham feito seus quadrinhos e feito muito bem. Afinal, o que eu estava esperando?

Nunca estarei pronto. Sempre haverá algo pra melhorar: desenho, arte-final, personagens... Mas, afinal, quem está pronto? A gente dá o melhor de si e daí vê o que acontece. Essa é a regra de ouro.

Depois das apresentações de Francis e Bianca, fugi pra Ilha do Mel. Foi em novembro do ano passado. Era um recesso da universidade, no meio de semana, fora da temporada. Levei meu sketchbook e passei quatro dias caminhando na praia, tentando finalizar o roteiro de as coisas que Cecília fez. E terminei.

E daí foi rotina de trabalho: desenhar, finalizar, digitalizar, letreirar...

Penso que, de todo o processo de bastidores, são essas histórias de medos e superação que mais são importantes. Nós não construímos nada sozinhos, sempre temos uma ajuda. Seja ajuda direta, ajuda involuntária ou ajuda imprescindível. Catiane Matiello, Lielson Zeni, Renato Faccini, Marcelo Piuí, Cássio Shimizu, Bianca Pinheiro, Francis Ortolan, Eduardo Damasceno, Mitie Taketani, Chico Utrabo, José Aguiar, Danilo Beyruth, Gustavo Duarte, a galera da Nova Gráfica... pra essas pessoas e muitas outras, eu digo muito obrigado.

Valeu, gente!

:-)






********

"As coisas que Cecília fez" é um álbum de quadrinhos de 60 páginas em preto e branco, formato 21x28cm. Não é aconselhável para menores de 18 anos. R$20,00 mais as despesas postais. Você pode comprar o álbum na Itiban Comic Shop (www.itibancomicshop.com.br) ou entrar em contato pelo e-mail ascoisasquececiliafez@gmail.com.

10 comentários:

garlig disse...

Parabéns Professor!
dentre todos esses problemas a preguiça é muito dificil de ser superada hehe. Mas tá ai! projeto pronto, finalizado e com cheirinho de gráfica!

quando vou conseguir a minha copia? só depois do FIQ?
abraços!

Sandro Costa disse...

Parabéns e sucesso!

Liliane disse...

Muito legal ler o seu texto Líber. Como eu estou a procura de um tema de TD agora, ler esse seu post foi bem motivador para mim.
Espero que você continue fazendo o que gosta!
E, onde eu consigo comprar esse seu Gibi?
Abraços!

Prof. José Marconi B. de Souza disse...

Parabéns Liber.
Feliz por sua realização.
Fico pensando como não somos nós que escolhemos os quadrinhos, mas sim o contrário. Eu sou o próximo nesta empreitada.

Prof. José Marconi B. de Souza disse...

Parabéns Liber.
Fico feliz pela sua realização.
Penso como não somos nós que escolhemos os quadrinhos, mas sim o contrário. Tô na fila!

Elizangela Oliveira disse...

Adorei que tenhas partilhado a sua experiência... Pois é isso mesmo são essas 3 barreiras q impedem que muitos outros talentosos artistas produzam e publiquem!

Quero saber como posso ter um exemplar. Quanto vai custar?
Vou compartilhar no face para meus amigos.

edu disse...

Talento vc sempre teve.. Não tinha dúvidas...
Prova superada... Parabéns.!

liber disse...

Oi, pessoal!

O gibi já está a venda na Itiban Comic Shop (itibancomicshop.com.br) e pode ser comprado também através do e-mail ascoisasquececiliafez@gmail.com.

"As coisas que Cecília fez" é um álbum de quadrinhos de 60 páginas em preto e branco, formato 21x28cm.
R$20,00 mais as despesas postais.

Não é aconselhável para menores de 18 anos.

;-)

Rafaella disse...

Parabéns, Liber! Hoje passei na Itiban e comentava com a Mitie com tinha ficado anos sem desenhar, que achava que tinha muitos anos pra conseguir ter um nível técnico adequado ou uma boa história pra contar, ela acabou puxando sua HQ e contando como você era professor, fazia suas coisas e deu jeito de publicar. Lendo aqui me incentiva a desenhar mais ainda e quem sabe engatinhar alguma história!
Abraços e parabéns de novo!

Unknown disse...

Daqui um tempo quem vai ter caixas de gibis que vieram da gráfica vai ser eu!Em breve vc vai conhecer A Turma Do Formigui!FInalmente,depois de 5 anos de desenvolvimento.